quarta-feira, 7 de maio de 2014

para 9os 1ºanos

Listão de Exercícios – Substâncias Orgânicas e Inorgânicas
Curso de Biologia 2006 – Professor Edílson Soares

1. (Puccamp 2000) Radicais livres, que se originam de reações químicas das quais o O‚ participa, têm efeitos nocivos sobre as membranas biológicas. Agindo sobre as duplas ligações dos ácidos graxos das lipoproteínas, comprometem as funções de tais membranas. Estrutura lipoprotéica, portanto sujeita à ação danosa do oxigênio, está presentea) somente na membrana plasmática.b) somente nas membranas mitocondriais.c) somente nas membranas plasmática e nuclear.d) somente no retículo endoplasmático e na membrana nuclear.e) em todo o sistema de membranas das células.

 2. Entre as substâncias que protegem as membranas lipoprotéicas da ação do oxigênio está a vitamina E. Pode-se, portanto, concluir que essa vitamina atua comoa) oxidante.b) anti-oxidante.c) anti-redutor.d) catalisador.e) auto-regulador.

3. (Ufpe 96) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas.
(     ) Magnésio (Mg++ ) presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese.
(     ) Cálcio (Ca++ ) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos.
(     ) Ferro (Fe++ ), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos).
(     ) Fosfato (PO4- ) é o principal cátion extra e intracelular.
(     ) Cloreto (Cl - ) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila.

4. (Puccamp 2004) ENERGIA
A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica, etc). A energia - incluindo a luz visível e as radiações ultravioleta e infravermelha - é um dos componentes abióticos dos ecossistemas e juntamente com a atmosfera e o solo deve ser considerada no estudo dos diversos níveis de organização dos ecossistemas, desde moléculas orgânicas, células, tecidos, organismos, populações e comunidades.                 (Adaptado de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. "Curso de Física". v. 2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433).  Considere as afirmativas a seguir, sobre a obtenção e armazenamento de energia nos seres vivos.I. Os animais adquirem energia para suas atividades através da alimentação.II. Nos vertebrados, parte dos carboidratos ingeridos é convertida em glicogênio.III. O glicogênio é armazenado no pâncreas e no fígado.IV. O excesso de carboidratos é transformado em amido.Estão corretas SOMENTEa) II, III e IVb) I, II e IIIc) III e IVd) II e IVe) I e II

5. (Ufsc 96) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago). Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:
(01) a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.
(02) com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.
(04) é importante fator de regulação térmica dos organismos.
(08) em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.
(16) participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.
(32) constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

6. (Ufc 96) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
Sobre as substâncias que compõem os seres vivos, é correto afirmar que:
(01) os carboidratos, os lipídios e as vitaminas são fontes de energia para os seres vivos;
(02) a água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos;
(04) além de sua função energética, os carboidratos estão presentes na formação de algumas estruturas dos seres vivos;
(08) as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos;
(16) os seres vivos apresentam uma composição química mais complexa do que a matéria bruta, sendo formados por substâncias orgânicas, como as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucléicos.

7. Nos últimos anos, tem sido crescente o uso indiscriminado de medicamentos à base de vitaminas. Sobre essas substâncias reguladoras do metabolismo é correto afirmar que:
(01) o excesso de vitaminas hidrossolúveis pode trazer problemas porque se acumulam no organismo atingindo níveis de toxicidade;
(02) as vitaminas lipossolúveis dissolvem-se bem em gorduras e não se acumulam no organismo;
(04) são lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K;
(08) normalmente, não há a menor necessidade de tomar medicamentos à base de vitaminas quando o indivíduo recebe uma dieta variada, com carne, leite, legumes, verduras e frutas;
(16) as vitaminas D e K são utilizadas para retardar o envelhecimento, pois funcionam como antioxidantes, reparando, assim, os danos causados pelos radicais livres.

8. (Cesgranrio 2000)            PERNILONGOS ESCOLHEM SUAS VÍTIMAS PELO CHEIRO
Se você diz que pernilongos gostam mais de morder a sua pele que a dos outros, talvez você não esteja dizendo nenhum absurdo. O entomologista Jerry Butler montou um espécie de olfactômero e constatou, num trabalho para a Universidade da Flórida, nos EUA, que, quando saem em busca do sangue necessário para o trabalho de pôr ovos, pernilongos fazem sua escolha, principalmente, a partir do cheiro.
Butler descobriu, auxiliado pela pesquisadora Karan Mckenzie, que pernilongos conseguem detectar um odor até a uma distância de 60 quilômetros: a respiração ou o suor de um corpo, misturado a outras substâncias, fica no ar, e vão sendo rastreados. Uma das preferências notadas no teste são odores decorrentes do ácidos lático e do ácido úrico.
http://www.galileuon.com.br/nd/20000828.htm

Suponha que um determinado pernilongo esteja com deficiência de vitamina A e que procure uma fonte rica nesta vitamina. Tem que optar por picar indivíduos entre um grupo de pessoas sofrendo de doenças carenciais. Dentre pacientes acometidos das doenças a seguir, deve ser PRETERIDO o que se apresenta:a) beribéri.b) cegueira noturna.c) escorbuto.d) raquitismo.e) queilose.

9. (Ufmt 96) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.  Um homem adulto na faixa etária entre 18 - 30 anos, com aproximadamente 70 kg de peso, se ficar sentado o dia inteiro em uma cadeira sem fazer nada, exceto comer, necessita de 1700 calorias diariamente, sendo esse valor considerado a quantidade basal normal suficiente de energia apenas para sobreviver. A seguir são mostrados os requisitos diários de algumas vitaminas:

A - 5000 UI
C - 45 mg
D - 400 UI
E - 15 UI

UI ( unidade internacional)
Fonte: Guyton, 1985

Sobre essas informações julgue os itens.
(      ) Ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, tem como função manter a normalidade as substâncias intercelulares de todo o corpo. A deficiência dessa vitamina produz a incapacidade de cicatrização dos ferimentos, caracterizando de modo geral a doença escorbuto.
(      ) A vitamina A está relacionada com a manutenção da integridade do epitélio germinativo do sistema reprodutor masculino e a deficiência dessa vitamina pode levar à esterilidade.
(      ) A vitamina D promove a reabsorção de cálcio pelo tubo digestivo, sem as quantidades adequadas dessa vitamina, os ossos ficam descalcificados, podendo levar ao quadro de raquitismo.
(      ) A vitamina E é necessária à formação de protrombina e de vários outros fatores de coagulação.

10. (Ufrn 2001)      Caros candidatos;
                Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
                Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
                Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
                Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
                Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!

Ribossomildo salienta que vegetais, existentes na mata atlântica são importantes fontes naturais de vitaminas. Informa que as vitaminas sãoa) componentes do grupo das aminas e necessárias à manutenção da saúde.b) requeridas em pequenas doses diárias e não podem ser sintetizadas pelos animais.c) necessárias aos organismos e podem funcionar como cofatores de reações enzimáticas.d) encontradas naturalmente nos alimentos e constituem fontes de energia.

11. (Puccamp 2000) Uma célula secretora apresenta, como organela mais desenvolvida, o retículo endoplasmático liso. Pode-se concluir que esta célula produza) aminoácidos.b) proteínas.c) muco.d) glicoproteínas.e) lipídios.

12. (Uff 2001) Os hormônios esteróides - substâncias de natureza lipídica - são secretados a partir de vesículas provenientes, diretamente, do:a) Retículo endoplasmático lisob) Retículo de transiçãoc) Complexo de Golgid) Retículo endoplasmático granulare) Peroxissomo

 13. (Ufpr 2000) Com base em estudos citológicos, pode-se afirmar:
(01) A quantidade de água em um organismo depende da intensidade da atividade metabólica de suas células, do tipo de tecido considerado, da idade do indivíduo e da espécie a que ele pertence.
(02) Uma planta provavelmente aumentará sua taxa de fotossíntese quando for colocada em um local iluminado por luz verde.
(04) O processo de transporte de elétrons, acoplado à oxigenação fosforilativa, ocorre na matriz mitocondrial.
(08) Células que manifestam alta atividade fagocitária devem apresentar um número elevado de lisossomos.
(16) Durante a prófase I meiótica ocorre o "crossing-over", de grande importância na variabilidade genética entre os descendentes.
(32) Os peroxissomos atuam na decomposição de H‚O‚, composto formado como produto final em muitas reações do metabolismo, de efeito altamente lesivo às células.
(64) Apenas células de vida livre apresentam cílios, visto serem eles estruturas cuja única função é a movimentação celular.


 14. (Unb 96) Desde o início da teoria celular até hoje, muito se tem descoberto acerca da célula, de suas organelas e características, e a respeito dos processos bioquímicos que nelas ocorrem. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
(0) O movimento citoplasmático, conhecido como ciclose, é visível ao microscópio óptico e tem intensidade inversamente proporcional à temperatura.
(1) Alterações na concentração dos íons provocam, nas células, modificações profundas na permeabilidade, na viscosidade e na capacidade de resposta a estímulos.
(2) Mitocôndrias, retículo endoplasmático e lisossomos são comuns às  células procarióticas e às eucarióticas.
(3) O número de cloroplastos de uma célula é determinado geneticamente, mantendo-se estável ao longo da vida celular.
(4) O açúcar das frutas é produzido durante o processo de fotossíntese.
(5) O fumo e a atividade física regular têm papéis antagônicos na destruição do excesso de colesterol.

 15. (G1) Qual é o componente químico mais abundante nas células dos seres vivos animais e vegetais.

 16. (G1) A principal substância INORGÂNICA que encontramos nas células dos seres vivos é (são):a) a água.b) gorduras.c) proteínas.d) sais.e) vitaminas.

 17. (Unifesp 2002) Um ser humano adulto tem de 40 a 60% de sua massa corpórea constituída por água. A maior parte dessa água encontra-se localizadaa) no meio intracelular.b) no líquido linfático.c) nas secreções glandulares e intestinais.d) na saliva.e) no plasma sangüíneo.

 18. (Ufpe 2002) Os seres vivos apresentam em sua composição química tanto substâncias orgânicas quanto inorgânicas. Tomando como referencial a distribuição ilustrada na figura a seguir, para a bactéria 'Escherichia coli', assinale a alternativa que inclui as frações representativas de água, proteínas e sais minerais, nesta ordem.a) 1, 2 e 3b) 2, 3 e 6c) 1, 2 e 6d) 2, 3 e 1e) 3, 2 e 4




 19. (Pucrs 2001) O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual NÃO está correta?a) Participa no equilíbrio osmótico.b) Catalisa reações químicas.c) Atua como solvente universal.d) Participa de reações de hidrólise.e) Participa no transporte de moléculas.

 20. (Ufsc 2003) Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(I) água
(II) sal mineral
(III) monossacarídeo         
(IV) lipídeo           
(V) enzima            

(A) biocatalizador de origem protéica
(B)  molécula mais abundante na matéria viva
(C) composto orgânico
(D) composto inorgânico
(E) tipo de carboidrato

(01) III - E
(02) II - B
(04) III - C
(08) I - C
(16) IV - C
(32) V - D
(64) V - A

 21. (Uem 2004) A água potável é o componente mais abundante da matéria viva e a sua ciclagem é fundamental para a garantia de vida no planeta. O ser humano adulto, por exemplo, é constituído por cerca de 63% de água, sendo que seu tecido nervoso contém 95% desse componente inorgânico. Só essas informações bastariam para a conscientização a respeito da preservação da água potável, mas podem-se oferecer muitas outras razões, como as descritas a seguir.
Dentre as razões constantes nas alternativas propostas, assinale o que for correto.
(01) A água é essencial para a vida, uma vez que as reações químicas da célula ocorrem em meio aquoso.
(02) A água é formadora do líquido intersticial que banha os tecidos e é componente do sangue dos animais e da seiva dos vegetais.
(04) O ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico e a permanente troca dessa substância entre a superfície da Terra, os seres vivos e a atmosfera.
(08) Muitas doenças dos países pobres estão relacionadas à água não tratada, à ausência de informação básica e às condições precárias de saneamento.
(16) A água tem pouca importância no controle térmico. Desse modo, o Hemisfério Sul, conhecido como o hemisfério das águas, apresenta maiores variações nas temperaturas médias do que o Hemisfério Norte. Nesse sentido, não é preocupante a inversão térmica.
(32) É interessante notar que o oxigênio participa da composição da água e da camada de ozônio e é originado no processo da fotossíntese, evidenciando que, enquanto houver água e vida, essa camada não está ameaçada.
(64) A chuva ácida é originada da emissão de poluentes na atmosfera, como os dióxidos de enxofre e nitrogênio, que, em contato com o vapor de água, produzem os ácidos sulfúrico e nítrico. Dentre os muitos problemas causados pela chuva ácida, está a poluição nos reservatórios de água potável.

 22. (Ufsc 2004) Preste atenção nos seguintes dados fornecidos pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente):
- Em 25 anos, metade da população mundial pode enfrentar problemas em obter água suficiente para consumo e irrigação.
- Um terço do mundo é composto por áreas em que o consumo de água supera a oferta.
Não à toa as Nações Unidas declararam 2003 o Ano Internacional da Água Doce. Nas últimas décadas, a escassez de água passou da esfera acadêmica para a cotidiana.
(05/06/2003 disponível em: <www.folha.com.br>)
Esses dados mostram que existe uma grande preocupação mundial com os recursos hídricos potáveis.
Com respeito à água doce e suas fontes de obtenção é(são) CORRETA(S) a(s) proposição(ões):
(01) A obtenção de água doce potável, a partir da dessalinização da água do mar, é um processo rápido e econômico.
(02) A preservação das matas ciliares e das matas do fundo dos vales é medida importante para a manutenção da qualidade da água dos rios.
(04) Os lençóis freáticos, devido à sua profundidade, não são alcançados por contaminantes lançados no solo.
(08) Rios e lagos constituem-se na principal fonte de água doce para consumo das populações humanas.  
(16) A distribuição de água doce no mundo é muito homogênea.
(32) Muitos rios, de grandes cidades brasileiras, poderiam estar sendo usados como fonte de captação de água potável. Isto, no entanto, não ocorre, devido ao lançamento direto de esgoto e lixo doméstico nesses rios.
(64) No Brasil, graças à fiscalização rigorosa e à observância das leis ambientais, não existem problemas de contaminação dos rios por efluentes originados de indústrias têxteis, de papel e de produtos químicos.

 23. (Enem 2005) A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.



Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para anáIise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de
a) tecido nervoso - substância cinzenta.
b) tecido nervoso - substância branca.
c) hemácias.
d) tecido conjuntivo.
e) tecido adiposo.

 24. (Uff 99) O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável a manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios.Acerca do exposto acima, pode-se afirmar:a) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireóide.b) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireóides.c) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireóide.d) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais.e) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de adrenalina pela medula das adrenais.

 25. (Pucmg 2001) No sal de cozinha, costuma-se adicionar sais de iodo. O iodo participa da constituição dos hormônios da glândula tiróide. A falta do iodo pode provocar nas pessoas:a) barriga d'águab) amarelãoc) papod) mau hálito

 26. (Pucmg 2001) Uma mulher de baixo nível sócio-econômico está amamentando o filho recém-nascido, mas ingere menos cálcio do que aquela quantidade normalmente perdida no aleitamento. Sobre essa mãe é correto afirmar, EXCETO:a) O valor nutritivo do seu leite pode não estar sendo afetado.b) Apresenta prolactina no seu sangue.c) Em breve não terá mais cálcio para colocar no leite.d) Apresenta no sangue hormônio produzido pelas paratireóides.

 27. (Fuvest 2002) Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?a) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas;    Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas;    Potássio - É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas.b) Nitrogênio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular;    Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos;    Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.c) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas;     Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos;    Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.d) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas;    Fósforo - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular;     Potássio - É constituinte de proteínas.e) Nitrogênio - É constituinte de glicídios;    Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas;    Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

 28. (Ufrs 2000) Associe os elementos químicos da coluna superior com as funções orgânicas da coluna inferior.1. Magnésio2. Potássio3. Iodo4. Cálcio5. Sódio6. Ferro(     ) formação do tecido ósseo(     ) transporte de oxigênio(     ) assimilação de energia luminosa(     ) equilíbrio de água no corpo(     ) transmissão de impulso nervosoA seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna inferior, éa) 4 - 3 -1 - 5 - 2.b) 5 - 6 - 3 - 4 -1.c) 4 - 6 -1 - 5 - 2.d) 5 - 4 - 3 - 6 -1.e) 6 - 4 - 2 - 3 -1.

 29. (Ufsc 2003) Na natureza, há um constante ciclo de elementos e compostos químicos que passam dos seres vivos ao ambiente e deste aos seres vivos. Com relação ao CÁLCIO e o seu ciclo, é CORRETO afirmar que:
(01) nos seres vivos, o cálcio se apresenta, principalmente, na forma de carbonatos e fosfatos.
(02) com a morte dos animais que possuem esse elemento em sua constituição, e com a decomposição das estruturas dos mesmos, os sais de cálcio se dissolvem na água e no solo.
(04) os sais de cálcio são encontrados na organização do corpo de esponjas e corais.
(08) o cálcio integra as conchas de moluscos e os esqueletos de vertebrados.
(16) ele é um elemento químico importante na constituição das moléculas orgânicas, como as proteínas e os lipídeos.

 30. (G1) Quais são os principais elementos químicos de que são formados os seres vivos?

 31. (Ufrn 2003) A composição do leite de cada espécie de mamífero é adequada às necessidades do respectivo filhote. O gráfico a seguir apresenta a composição do leite humano e do leite de uma espécie de macaco.


Considere dois filhotes de macaco: um alimentado com leite de macaco e o outro com o mesmo volume de leite humano.A partir da análise do gráfico, pode-se dizer que o filhote de macaco que for alimentado com o mesmo volume de leite humano provavelmente apresentaráa) deformidades ósseas.b) carência energética.c) menor crescimento.d) diarréias freqüentes.

 32. (Cesgranrio 94) "Pesquisador brasileiro desenvolve uma bactéria que permite produzir álcool a partir do soro do leite e do bagaço da cana."                  (Revista "Ecologia", dezembro/92)                            A produção do álcool pela bactéria ocorrerá graças a um processo de:a) fermentação.b) combustão.c) fotólise.d) oxidação eletrônica.e) respiração aeróbia.

 33. (Cesgranrio 99) "A margarina finlandesa que reduz o COLESTEROL chega ao mercado americano ano que vem."                              (JORNAL DO BRASIL, 23/07/98)"O uso de ALBUMINA está sob suspeita"                       (O GLOBO, 27/07/98)"LACTOSE não degradada gera dificuldades digestivas"                       (IMPRENSA BRASILEIRA, agosto/98)As substâncias em destaque nos artigos são, respectivamente, de natureza:a) lipídica, protéica e glicídica.b) lipídica, glicídica e protéica.c) glicídica, orgânica e lipídica.d) glicerídica, inorgânica e protéica.e) glicerídica, protéica e inorgânica.

 34. (Unesp 99) Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.
a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.

 35. (Ufv 99) Com relação às substâncias químicas dos seres vivos resolva os itens a seguir:
a) Qual é a forma de armazenamento dos carboidratos nos tecidos animais e vegetais, respectivamente?
b) Qual é a unidade monomérica dos ácidos nucléicos?
c) Em qual tipo de lipídeo são classificados os óleos e gorduras?
d) Cite um dos aspectos que permite distinguir as diversas proteínas.

 36. (Uerj 2002) Em uma determinada etapa metabólica importante para geração de ATP no músculo, durante a realização de exercícios físicos, estão envolvidas três substâncias orgânicas - ácido pirúvico, gliceraldeído e glicose - identificáveis nas estruturas X, Y e Z, a seguir.


Na etapa metabólica considerada, tais  substâncias se apresentam na seguinte seqüência:a) X - Y - Zb) Z - Y - Xc) X - Z - Yd) Z - X - Y

 37. (Uflavras 2000) O esquema abaixo representa um processo bioquímico utilizado na fabricação de pães, vinhos, cervejas e outros produtos de grande importância para o ser humano.



a) Que processo bioquímico está representado no esquema?

b) Qual o papel desse processo no funcionamento das células que são capazes de realizá-lo?

c) Em células musculares é responsável a ocorrência desse processo bioquímico? Explique.

 38. (Uflavras 2000) Em laboratório, foram purificadas quatro substâncias diferentes, cujas características são dadas a seguir:A. Polissacarídeo de reserva encontrado em grande quantidade no fígado de vaca.B. Polissacarídeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais.C. Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma.D. Polímero de aminoácidos com alto poder catalítico.As substâncias A, B, C e D são, respectivamente:a) glicogênio, celulose, RNA, proteína.b) amido, celulose, RNA, quitina.c) amido, pectina, RNA, proteína.d) glicogênio, hemicelulose, DNA, vitamina.e) glicogênio, celulose, DNA, vitamina.

 39. (Uerj 2001) ALGUMAS ETAPAS METABÓLICAS ENCONTRADAS NO CITOPLASMA DAS CÉLULAS HEPÁTICAS DE MAMÍFEROS



Cite as duas etapas, dentre as representadas, que são estimuladas pela ação da insulina.

 40. (Ufc 2002) Algumas reações fragmentam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza:a) o anabolismo como o processo básico.b) o catabolismo como o processo básico.c) o catabolismo como síntese de moléculas variadas.d) a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas.e) a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples.

 41. (Mackenzie 2002) São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia:a) fosfolipídios e esteróides.b) glicerídeos e polissacarídeos, como o amido.c) proteínas e glicerídeos.d) cerídeos e esteróides.e) carotenóides e polissacarídeos, como a celulose.

 42. (Uem 2004) Considerando a morfologia e a função das células e dos órgãos vegetais, assinale o que for correto.

(01) Elementos minerais absorvidos do solo pelas raízes podem ser encontrados nas células do xilema das raízes, do caule e das folhas.
(02) Moléculas de água absorvidas do solo participam, nos cloroplastos das células do parênquima foliar, das reações de fotossíntese.
(04) Carboidratos produzidos nas células do parênquima foliar podem ser armazenados em tecidos parenquimáticos das raízes.
(08) Carboidratos produzidos nas células do parênquima foliar podem ser encontrados nos elementos crivados que constituem o floema.
(16) Moléculas de CO‚ absorvidas pelos estômatos chegam às células do parênquima clorofiliano das folhas onde participam de reações da fotossíntese.
(32) A água absorvida do solo pelas raízes é transportada até as folhas pelas traqueídes que constituem o xilema e o floema.
(64) Células constituintes do cilindro central das raízes e dos caules em estrutura secundária apresentam intenso metabolismo respiratório e síntese de hormônios.

 43. (Unirio 2004) Inmetro: ovo diet não alerta que contém lactose.

"O rótulo de um determinado ovo de Páscoa diet, além de não informar sobre a presença de lactose, afirmava que o produto não continha açúcar. Segundo o fabricante, a lactose encontrada no ovo era proveniente do leite utilizado na confecção do chocolate e não adicionada aos ingredientes."
(Adaptação - "O Globo", 2003)

A falta de informações precisas sobre a composição dos alimentos pode trazer complicações à saúde e, neste caso, principalmente à dos diabéticos, poisa) a lactose, após ser absorvida pelo intestino, é utilizada da mesma forma que a glicose.b) a concentração alta de lactose acabará fornecendo elevado teor de glicose no sangue.c) a lactose se prende aos mesmos receptores celulares da insulina, aumentando a entrada de glicose nas células.d) os diabéticos não metabolizam a lactose, aumentando sua concentração sanguínea.e) a lactose, após ser absorvida, estimula a liberação de glucagon, aumentando a taxa de glicose sanguínea.

 44. (Unifesp 2004) Analise os gráficos seguintes.



(Modificados de P. Jordano. Fruits and Frugivory, 1992.)

a) Considerando P, Q e Z, qual deles corresponde a água, a carboidratos e a fibras?
b) Com base no gráfico da semente, explique sucintamente qual a vantagem adaptativa de se apresentar tal proporção de carboidratos, lipídios, proteínas e água na composição de seus tecidos.

 45. (Ufu 2004) Existem seres vivos, ou mesmo células de um organismo, que são chamados de anaeróbicos facultativos. Estes respiram aerobicamente enquanto há oxigênio disponível. No entanto, se o oxigênio faltar, esses seres ou essas células podem degradar a glicose anaerobicamente, realizando a fermentação.

Pergunta-se
a) Na fermentação, o consumo de glicose é maior ou menor do que o usado no processo aeróbico?
b) Justifique sua resposta.

 46. (Pucmg 2005) Analise as figuras a seguir e responda.


Pelos dados inferidos nas figuras, pode-se dizer que tanto eucariontes como procariontes podem apresentar, EXCETO:a) Oxidação completa de moléculas orgânicas.b) Respiração com consumo de oxigênio.c) Lactato como produto de fermentação.d) Produção de energia por quimioautotrofia.

 47. (Ufsc 2005) A maioria das substâncias que constituem as células, que formam o corpo dos seres vivos, está constantemente interagindo. Com relação a estes processos e às substâncias que deles participam, é CORRETO afirmar que:

(01) sínteses e decomposições se processam mediadas por um intrincado conjunto de catalisadores.
(02) as plantas verdes formam moléculas orgânicas armazenando a energia proveniente do Sol, por meio de reações que absorvem energia.
(04) mesmo em completo repouso, o corpo gasta energia - obtida através do metabolismo basal - para se aquecer e manter movimentos internos, como os do coração.
(08) o conjunto de todas as etapas que resultam nas transformações químicas orgânicas é denominado catabolismo.
(16) a respiração celular é uma reação química do tipo exergônica, uma vez que libera energia.
(32) a síntese de proteínas é um tipo de reação química na qual o produto final, uma cadeia de nucleotídeos, é construído com gasto de energia e a intermediação de moléculas de fosfato e glicose.
(64) ao destruir um anticorpo, os antígenos provocam reações que degradam moléculas complexas, quebrando-as em unidades menores.

 48. (Uel 2005) Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto (Pesquisa "FAPESP", no 54, p. 37, 2000). Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:
a) É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.
b) É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.
c) É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.
d) É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.
e) É um polímero protéico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

 49. (Unicamp 99) Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides.
a) Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têm com a visão?
b) A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteróide importante para uma dessas funções.
c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais.

 50. (Ufc 2000) Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto.

a) Duas principais funções do colesterol:

b) Duas origens do colesterol sangüíneo:

 51. (Puccamp 2002) As gorduras, para serem utilizadas no metabolismo energético, sofrem as transformações indicadas no esquema a seguir:


A acetil-coenzima A, por sua vez,a) sofre as reações da glicólise, convertendo-se em piruvato que se acumula nos músculos.b) sofre as reações do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, convertendo-se em gás carbônico e água.c) transforma-se em ácido lático, que se acumula nos músculos, causando a fadiga muscular.d) transforma-se em glicogênio, que fica armazenado nos músculos e no fígado.e) é transportada até os lisossomos onde é hidrolisada.

 52. (Ufc 2002) O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo.Analise os itens a seguir.I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides.III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.Da análise dos itens, é correto afirmar que:a) somente I é verdadeiro.b) somente II é verdadeiro.c) somente III é verdadeiro.d) somente I e II são verdadeiros.e) I, II e III são verdadeiros.

 53. (Pucmg 2004) Além dos lipídeos como os triglicerídeos e o colesterol, outras moléculas tipicamente hidrofóbicas (com baixa solubilidade em meio aquoso), como algumas drogas e toxinas, são normalmente transportadas na corrente sangüínea, associadas a proteínas plasmáticas, o que dificulta sua excreção renal. O fígado é responsável pela metabolização da maioria das drogas e, de modo geral, por modificações que aumentam sua hidrossolubilidade.Assinale a afirmativa INCORRETA.a) Lipoproteínas são reabsorvidas do filtrado nos túbulos renais.b) Proteínas são normalmente retidas na filtração glomerular.c) A vitamina A apresenta menor taxa de excreção renal que a vitamina C.d) Patologias hepáticas podem levar a um efeito terapêutico maior ou mais prolongado para algumas drogas hidrofóbicas.

 54. (Pucmg 2004) Lipoproteínas são proteínas transportadoras de lipídios na corrente sangüínea. O esquema adiante representa a captação hepática e o controle da produção dessas lipoproteínas que podem ser: de baixa densidade (LDL), de muito baixa densidade (VLDL), de densidade intermediária (IDL) e ainda a de alta densidade (HDL), que não está representada no desenho. Com base na figura e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA.a) Altos níveis plasmáticos de LDL favorecem a redução dos riscos de enfarto do miocárdio.b) Em uma dieta rica em colesterol, o fígado fica repleto de colesterol, o que reprime os níveis de produção de receptores de LDL.c) A deficiência do receptor, por origem genética ou dietética, eleva os níveis plasmáticos de LDL.d) Em uma dieta normal, a VLDL é secretada pelo fígado e convertida em IDL nos capilares dos tecidos periféricos.




 55. (Pucmg 2005) Os lipídeos compreendem um grupo quimicamente variado de moléculas orgânicas tipicamente hidrofóbicas. Diferentes lipídeos podem cumprir funções específicas em animais e vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA.a) Os carotenóides são pigmentos acessórios capazes de captar energia solar.b) Os esteróides podem desempenhar papéis regulatórios como, por exemplo, os hormônios sexuais.c) Os triglicerídeos podem atuar como isolantes térmicos ou reserva energética em animais.d) O colesterol é uma das principais fontes de energia para o fígado.

 56. (Ufrn 2005) O uso de óleos vegetais na preparação de alimentos é recomendado para ajudar a manter baixo o nível de colesterol no sangue. Isso ocorre porque esses óleos
a) têm pouca quantidade de glicerol.
b) são pouco absorvidos no intestino.
c) são pobres em ácidos graxos saturados.
d) têm baixa solubilidade no líquido extracelular.

 57. (Ufrn 2005) Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é
a) precursor da síntese de testosterona e progesterona.
b) agente oxidante dos carboidratos.
c) responsável pela resistência de cartilagens e tendões.
d) co-fator das reações biológicas.

 58. (Ufla 2003) A primeira coluna apresenta macromolécula e a segunda, a menor unidade que a forma. Associe as colunas e marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.(     )  ácido desoxirribonucléico(     )  celulose(     )  proteína( 1 )  aminoácido( 2 )  nucleotídeo( 3 )  monossacarídeo( 4 ) ácido graxoa) 2 - 4 - 1b) 4 - 3 - 1c) 3 - 1 - 2d) 2 - 3 - 1e) 4 - 2 - 3

 59. (Puccamp 2005) O fósforo branco P„ e tão reativo que deve ser guardado em água para não se inflamar espontaneamente:

                P„ + 5 O‚ ë P„O³ + calor.

O fósforo vermelho, muito mais seguro, encontra-se na lixa da caixinha de fósforos. Quando riscado, transforma-se em P„ que pega fogo.
O calor gerado inicia a reação entre as substâncias presentes na cabeça do palito. A reação global é:

P„ + 5 O‚ + 3 S + 2 KCØOƒ ë
ë P‚O³ + 3 SO‚ + 2 KCØ + calor

                (Adaptado de Luis Fernando Pereira. "Folha de S. Paulo". 10/06/2004)

O fósforo (P) é um importante nutriente para as plantas. Isso porque ele é componente de moléculas orgânicas como as de
a) DNA.
b) glicídeos.
c) celulose.
d) ácidos graxos.
e) sacarose.

 60. (Ufrn 2005) Embora o excesso de radiação UV possa provocar câncer, uma certa quantidade dessa radiação é necessária para a saúde, porque ela está relacionada com a
a) transformação de um derivado do colesterol em calciferol.
b) absorção do ácido fólico encontrado nos alimentos.
c) síntese da vitamina K, que atua na coagulação sanguínea.
d) ativação da vitamina E, que inibe as reações de oxidação.

 61. (Ufes 96) OSTEOPOROSE AFETA 25% DAS MULHERES NA MENOPAUSA.                           ("Folha de São Paulo", 17-09-95)                     Para prevenção da osteoporose recomendam-se, entre outras medidas, caminhadas e sol. Esse tratamento preventivo leva o organismo a produzira) estrogênios, que reduzem a atividade osteoclástica dos ossos.b) estrogênios, que são necessários para uma maior absorção de cálcio e de fosfato nos ossos.c) vitamina A, que é o radical prostético de enzimas que atuam na absorção de cálcio e fósforo.d) vitamina C, necessária nos processos de cicatrização das fraturas, por aumentar a atividade osteoblástica dos ossos.e) vitamina D, que aumenta a absorção do cálcio pelo intestino.

 62. (Fatec 96) Os sintomas a seguir numerados se referem aos efeitos mais marcantes da carência de algumas vitaminas no organismo humano.I. Deformação no esqueleto e anomalias da dentição.II. Secura da camada córnea do globo ocular e deficiência visual em ambiente de luz fraca.III. Dificuldade de coagulação do sangue.IV. Inflamação da pele e das mucosas, com sangramento.Esses sintomas estão associados, respectivamente, à carência das vitaminasa) D, E, C e Ab) K, A, B e Dc) B, K, A e Cd) B, D, K e Ae) D, A, K e C

 63. (G1) Quais são os principais sinais que surgem no organismo humano como resultado da falta das seguintes vitaminas: B, B‚ e K, respectivamente:

 64. (Pucrs 2002) No homem, a carência da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois associa-se a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da _________ que permitem a visão da luminosidade. Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa:a) A / córneab) A / retinac) C / córnead) E / írise) E / retina

 65. (Ufrrj 2001) Uma equipe de pesquisadores de vários países desenvolveu um tomate transgênico que contém três vezes mais betacaroteno que o fruto comum. O betacaroteno é uma substância que o corpo transforma em determinada vitamina. A falta dessa vitamina está associada a problemas do coração, da visão e de alguns tipos de câncer. Segundo a UNICEF, até 2 milhões de crianças com menos de quatro anos deixariam de morrer anualmente se ingerissem mais a referida vitamina.           Adaptado de "O GLOBO". Rio, 29 de maio 2000.O texto refere-se à vitaminaa) A.b) B6.c) C.d) D.e) B1.

 66. (Ufc 2000) As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse "banho" de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las.Considere o quadro a seguir.

Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro anterior, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência de cada vitamina no organismo.a) cegueira noturna, hemorragias, escorbuto, raquitismo e disfunção do sistema nervoso.b) escorbuto, cegueira noturna, raquitismo, disfunção do sistema nervoso e hemorragias.c) cegueira noturna, raquitismo, hemorragias, escorbuto e disfunção do sistema nervoso.d) disfunção do sistema nervoso, raquitismo, escorbuto, cegueira noturna e hemorragias.e) cegueira noturna, disfunção do sistema nervoso, escorbuto, raquitismo e hemorragias.

 67. (Ufc 2002) Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso é conseqüência da diferente capacidade de síntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessita apenas que lhe sejam fornecidos aminoácidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol.
Com base nessas informações e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda:


a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivência com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta.
b) Qual subgrupo não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta.

 68. (Ufv 2003) Recentemente a engenharia genética possibilitou a transferência de genes controladores da rota de biossíntese da provitamina A para o genoma do arroz. Deste modo foi produzido o chamado "Golden Rice", ou arroz dourado. De acordo com os autores do projeto, o consumo desse tipo de arroz poderia amenizar os problemas de carência dessa vitamina em populações de países subdesenvolvidos. Em relação à provitamina A, é INCORRETO afirmar que:a) está associada ao beta-caroteno.b) sua deficiência está normalmente associada ao escorbuto.c) pode ser encontrada como provitamina na cenoura e abóbora.d) sua deficiência está associada à xeroftalmia.e) não é biossintetizada pelo organismo humano.

 69. (Ufg 2003) Nos dias atuais a obesidade é considerada um dos mais perturbadores distúrbios nutricionais. No Brasil, muitas das comidas típicas são altamente calóricas, como, por exemplo, uma suculenta feijoada ou uma picanha assada.
Apesar de muito saborosas, essas comidas não devem constar com freqüência da dieta de muitos indivíduos.

Com relação à dieta, é correto afirmar que
(     ) uma completa ausência de gordura é desaconselhável porque impede a absorção das vitaminas K, D, A e E no intestino delgado.
(     ) os alimentos ricos em fibras, como o farelo de trigo e a aveia, aumentam a velocidade do trânsito intestinal, pois absorvem água, evitando normalmente a prisão de ventre.
(     ) os sais minerais e a água são nutrientes cuja função principal é fornecer aminoácidos às células para a síntese de proteínas e reparação de tecido lesado.
(     ) como as vitaminas são alimentos energéticos, sua falta leva à diminuição da produção de carboidratos e fosfolipídios.

 70. (Uff 2003) As embalagens comerciais das margarinas, que são produzidas a partir de óleos vegetais, freqüentemente indicam a adição de vitamina E. Além de sua importância nutricional, tal vitamina tem papel importante na conservação desse alimento, pois o protege contra:a) contaminação por colesterolb) hidrólise das proteínasc) esterificação de ácidos graxosd) redução dos radicais ácidos a aldeídose) oxidação das gorduras insaturadas

 71. (Puccamp 2004) A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, foi a primeira vitamina a ser isolada, a ser conhecida estruturalmente e a ser sintetizada em laboratório (figura 1). Por apresentar comportamento químico fortemente redutor, atua, numa função protetora como antioxidante de compostos. Atualmente é obtida industrialmente a partir da glicose, através de processo envolvendo várias etapas e vários compostos intermediários.Dependendo da conveniência, a glicose pode ser representada de diferentes maneiras (figura 2):

As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais, por atuarem comoa) precursoras de hormônios.b) co-fatores enzimáticos.c) estimulantes do apetite.d) fonte de energia.e) enzimas celulares.

 72. (Ufpe 2005) A desnutrição é responsável por um atraso no desenvolvimento físico e mental da criança e também predispõe o organismo a doenças, sendo assim a maior causa da mortalidade infantil em nosso país. Em relação a esse problema, podemos afirmar:

(     ) a anemia diminui a oxigenação dos tecidos em conseqüência da redução das hemáceas. Aparece na infância e é causada pela carência de ferro.
(     ) a carência em vitamina A, causada pelo baixo consumo em verduras, manteiga, ovos e fígado, causa lesões no globo ocular, podendo levar à cegueira.
(     ) em crianças com desnutrição grave ocorre um aumento da síntese dos aminoácidos necessários para produção de proteínas celulares.
(     ) as vitaminas do complexo B estão presentes nos cereais integrais; a carência em vitamina B1 é responsável pelo aparecimento do escorbuto.
(     ) a falta da vitamina D leva ao aparecimento do raquitismo, pois atua na regulação dos níveis de cálcio no sangue.

 73. (Enem 2005) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação da lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois
a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.
b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.
c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando- se em outras vitaminas.
d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.
e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

 74. (Ufmg 2006) O arroz dourado - geneticamente modificado - produz ’-caroteno (vitamina A).

Assim sendo, e CORRETO afirmar que o uso desse grão na alimentação humana resulta em benefício para a saúde porque ele
a) previne alguns tipos de cegueira.
b) aumenta o peristaltismo.
c) evita o aparecimento do bocio.
d) diminui a formacao de coagulos.

 75. (Pucrs 2004) Recentes descobertas sobre Marte, feitas pela NASA, sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida no passado. Esta hipótese está baseada em indíciosa) da existência de esporos no subsolo marciano.b) da presença de uma grande quantidade de oxigênio em sua atmosfera.c) de marcas deixadas na areia por seres vivos.d) da existência de água líquida no passado.e) de sinais de rádio oriundos do planeta.

 76. (G1) Dê exemplos de alimentos que possuem grande quantidade de água.

 77. (G1) A energia que usamos para realizar os movimentos provém da degradação dos alimentos que ingerimos. Entre os nutrientes que ingerimos, indique o mais utilizado na produção desta energia:a) proteína;b) carboidrato;c) lipídio;d) sais minerais;e) água.

 78. (G1) Qual é o alimento mais rico em calorias?a) fígado de boi.b) agrião.c) macarrão.d) sardinhae) feijão.

 79. (Fei 97) Qual dos alimentos a seguir tem função basicamente energética?a) melb) bifec) cenourad) sale) ovo

 80. (G1) As crianças que vivem nas regiões afetadas pela seca são as maiores vítimas da FOME, pois as proteínas, os minerais e as vitaminas, de que necessitam para crescer e repor as energias gastas, estão praticamente ausentes de sua dieta alimentar.Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas, respectivamente, pela falta de FERRO e VITAMINA A.a) raquitismo e anemia.b) escorbuto e cegueira-noturna.c) cegueira-noturna e raquitismo.d) anemia e cegueira-noturna.e) anemia e escorbuto.

 81. (Fatec 93) Entre as pessoas muito pobres, a deficiência calórica e protéica está comumente associada à deficiência de vitaminas e sais minerais. Assinale a alternativa  que indica os efeitos causados pela deficiência ou ausência das vitaminas A, D e de FERRO.a) raquitismo, cegueira noturna, distrofia muscular.b) raquitismo, escorbuto, hemorragia.c) anemia, esterilidade, raquitismo.d) cegueira noturna, hemorragia, escorbuto.e) cegueira noturna, raquitismo, anemia.

 82. (Ufmg 2000) Segundo estudo feito na Etiópia, crianças que comiam alimentos preparados em panelas de ferro apresentaram uma redução da taxa de anemia de 55 para 13%.Essa redução pode ser explicada pelo fato de que o ferro,a) aquecido, ativa vitaminas do complexo B presentes nos alimentos prevenindo a anemia.b) contido nos alimentos, se transforma facilmente durante o cozimento e é absorvido pelo organismo.c) oriundo das panelas, modifica o sabor dos alimentos, aumentando o apetite das crianças.d) proveniente das panelas, é misturado aos alimentos e absorvido pelo organismo.

 83. (Unesp 2000) Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes.

Proposta I - distribuição de leite e derivados.
Proposta II - adicionar flúor à água que abastece a cidade.
Proposta III - adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente.
Proposta IV - incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos.
Proposta V - incrementar o consumo de frutas e verduras.

Diante destas propostas, responda.

a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique.

b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê?

 84. (Unesp 92) Uma das doenças mais comuns entre as tripulações que participaram das grandes navegações apresenta, como sintomas, hemorragia nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Essa doença, causada pela falta de vitamina C, é conhecida como:a) beribéri.b) anemia.c) escarlatina.d) escorbuto.e) raquitismo.

 85. (Cesgranrio 95) Em 16/08/94 o jornal FOLHA DE SÃO PAULO apresentou uma reportagem sobre a vitamina A. O artigo dava destaque às conseqüência benéficas de suplemento periódico dessa vitamina. Porém abordava, também, problemas causados pela ingestão excessiva da mesma, e doenças provenientes de sua ingestão deficitária.A vitamina A, por sua "natureza química", armazena seu excesso ingerido em determinado "órgão" do corpo humano gerando problemas orgânicos, bem como sua falta acarreta "problemas carenciais".Com base na afirmação destacada, assinale a opção correta que relaciona, respectivamente, a natureza química, o órgão acumulador do excesso e a hipovitaminose (problema carencial), correspondentes a esta vitamina.a) lipossolúvel, fígado e cegueira noturna.b) lipossolúvel, baço e bócio endêmico.c) lipossolúvel, pâncreas e escorbuto.d) hidrossolúvel, pâncreas e beriberi.e) hidrossolúvel, fígado e raquitismo.

 86. (Fuvest 96) A carência de vitaminas representadas por I, II e III produz avitaminoses cujos sintomas são, respectivamente, escorbuto, raquitismo e cegueira noturna. Que alternativa apresenta as vitaminas correspondentes aos números I, II e III?a) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. Eb) I - vit. E ,II - vit. B, III - vit. Ac) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. Ad) I - vit. A ,II - vit. B, III - vit. Ee) I - vit. C ,II - vit. B, III - vit. A

 87. (Ufpe 95) A desnutrição ou a subnutrição infantil é um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos, porque ela provoca a carência de algumas substâncias que são essenciais ao organismo humano, entre elas as vitaminas. Analise as proposições a seguir relacionadas a algumas vitaminas, suas funções, suas fontes usuais e as doenças causadas por suas deficiências.I) O ácido fólico age sobretudo na síntese de nucleoproteínas e sua deficiência causa danos principalmente no processo de maturação das hemácias, levando à anemia. As frutas cítricas representam a única fonte natural de ácido fólico.II) O caroteno atua na formação de pigmentos visuais e na manutenção estrutural dos epitélios. É sintetizado principalmente por enterobactérias e sua deficiência leva à cegueira noturna e ao ressecamento da pele.III) A vitamina D age no desenvolvimento dos ossos e é obtida principalmente de óleo de peixes, fígado e leite e também pela ação da luz solar sobre a pele. Sua deficiência provoca o raquitismo.a) Apenas a I é verdadeira.b) Apenas II é verdadeira.c) Apenas a III é verdadeira.d) Estão corretas a I e a II.e) Estão corretas a II e a III.

 88. (Uece 96) Relacione a coluna 1 com a coluna 2, relativas às vitaminas e seus efeitos carenciais:Coluna 1I. Vitamina "A"II. Vitamina "D"III. Vitamina "B"IV. Vitamina "C"Coluna 2(     ) xeroftalmia(     ) polineurite(     ) raquitismo(     ) escorbutoIndique a opção que contenha, na coluna 2, a sua correlação com a coluna 1, de cima para baixo:a) I, II, III e IVb) I, III, II e IVc) III, I, II e IVd) IV, I, II e III

 89. (Ufv 96) Com relação às vitaminas, assinale a alternativa CORRETA:a) a vitamina K é encontrada em vegetais folhosos e no alho, mas também é sintetizada naturalmente pela flora bacteriana do intestino delgado.b) todas as vitaminas são substâncias orgânicas que pertencem ao grupo das aminas.c) uma das funções da vitamina A é aumentar a absorção intestinal de cálcio e fosfato.d) cegueira noturna é um sintoma característico de deficiência de vitamina B1 (tiamina).e) a beribéri, uma espécie de neurite, é causada pela deficiência da vitamina E.

 90. (Pucsp 97) Associe as vitaminas apresentadas na coluna A, aos males causados pela deficiência dessas substâncias, relacionados na coluna BColuna A1 - vitamina C2 - vitamina A3 - vitamina D4 - vitamina KColuna B(     ) Escorbuto(     ) Hemorragia(     ) Cegueira noturna(     ) RaquitismoA seqüência correta nos parênteses, de cima para baixo, éa) 1, 2, 3, 4b) 1, 4, 2, 3c) 2, 3, 4, 1d) 3, 4, 1, 2e) 4, 3, 2, 1

 91. (G1) A vitamina A conhecida como beta caroteno e retinol é importante para o bom funcionamento da visão e para a integridade da pele. Cite um alimento de origem animal e um de origem vegetal ricos nesta vitamina.

 92. (G1) Qual é a vitamina cuja falta acarreta o escorbuto, avitaminose que se manifesta como sangramento nas gengivas, queda dos dentes e rachaduras na pele.

 93. (G1) Por que a vitamina D (esteróide) é importante para o crescimento?

 94. (G1) Assinale a alternativa que relaciona um alimento rico em vitamina C (ácido ascórbico)a) arroz.b) feijão.c) carne.d) laranja.e) alface.

 95. (G1) Quais são os alimentos ricos em vitamina A (retinol e betacaroteno)?a) arroz e feijão.b) fígado e alface.c) gema de ovo e cenoura.d) macarrão e agrião.e) camarão e sardinha.

 96. (Fei 97) A xeroftalmia é caracterizada pela secura da camada córnea do globo ocular. A xeroftalmia é determinada por uma deficiência de vitamina:a) Ab) Bc) Cd) De) E

 97. (Uece 97) Observe as funções a seguir:I - Estimula a síntese do colágenoII - Estimula a migração químicaIII - Facilita a absorção do ferroIV - Participa da fosforilação oxidativaV - Aumenta a disponibilidade energéticaIndique a opção que contém a vitamina detentora de todas as funções anteriores:a) vitamina Kb) vitamina Dc) vitamina B‚d) vitamina C

 98. (Ufmg 97) Esta tabela refere-se ao teor de minerais e vitaminas, expressos em mg por 100g de parte comestível de alguns alimentos.


Com base nos dados dessa tabela, assinale a alternativa que contém uma recomendação alimentar INADEQUADA.a) Abacate para pessoas que sofrem de béri-béri.b) Couve para alguém com osteoporose e xeroftalmia.c) Goiaba para quem sofre de escorbuto.d) Grão-de-bico para pessoas anêmicas.

 99. (Unicamp 99) Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta.
                               (Adaptado de: Bueno, E.  A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998.)

a) Que nutriente é esse?
b) Que doença é causada pela falta desse nutriente?
c) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença.

 100. (Uerj 98) Um médico holandês observou, no final do século XIX, que galinhas alimentadas com arroz polido, ou descascado, apresentavam os sintomas de uma doença conhecida como beribéri, que era curada com a ingestão da película, ou casca, retirada dos grãos do arroz.A substância necessária em pequenas quantidades na dieta para evitar o beribéri, é a vitamina denominada:a) Eb) Cc) Bd) A

 101. (Unirio 99) Tomando uma grande dose de vitamina A, uma pessoa pode suprir suas necessidades por vários dias; porém, se fizer o mesmo em relação à vitamina C, não terá o mesmo efeito, necessitando de reposições diárias dessa vitamina.Essa diferença na forma de administração se deve ao fato de a vitamina:a) A ser necessária em menor quantidade.b) A ser sintetizada no próprio organismo.c) A ser lipossolúvel e ficar armazenada no fígado.d) C ser mais importante para o organismo.e) C fornecer energia para as reações metabólicas.

 102. (Ufrn 99) A hemorragia decorrente da ingestão de trevo doce por bovinos e ovinos se deve ao dicumarol, substância presente nesse vegetal e que exerce ação antagonista à vitaminaa) Eb) B‚c) Bd) K

 103. (Uerj 99)                                       VITAMINAS                       "Megadoses de desconfiança"Utilização de tratamento alternativos e práticas de terapia ortomolecular provocam polêmica entre médicos.                                                    ("Época", 14/09/98)Algumas vitaminas, entre elas o ácido ascórbico e o tocoferol ou vitamina E, são preconizadas em doses elevadas pelos defensores da chamada medicina ortomolecular, com o objetivo de prevenir uma série de doenças provocadas, segundo eles, por um acúmulo de radicais livres no organismo.A utilização com essa finalidade está baseada na seguinte propriedade química dos compostos citados:a) oxidanteb) redutorac) detergented) emulsionante

 104. (Fgv 2001) Um grupo de pesquisadores constatou os seguintes sintomas de avitaminose em diferentes populações da América do Sul: escorbuto, raquitismo e cegueira noturna.Para solucionar esses problemas propuseram fornecer as seguintes vitaminas, respectivamente:a) C, D, Eb) C, D, Ac) E, B, Ad) A, B, Ee) C, B, A

 105. (Unesp 2002) Na charge a seguir, extraída da Revista "Saúde" (fevereiro de 1996, p. 130, Seção Humor Spacca), encontram-se à venda, em forma de pastilhas, de comprimidos e de cápsulas, vitaminas extraídas de vegetais.



a) Que vegetais poderiam estar expostos nas bancas correspondentes às vitaminas A e C indicadas pelas placas, em substituição às pastilhas, comprimidos e cápsulas?

b) Que distúrbios orgânicos podem ser evitados pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B e K?

 106. (Ufpi 2000) "A descoberta recente de que grandes doses de vitamina C podem ter efeito contrário ao que se pretende foi apenas mais um balde de água fria nesse modismo de dieta. [...] A conclusão é de Barry Halliwell da Universidade de Londres. [...] A vitamina C tem sido muito alardeada comercialmente como solução para problemas de "estresse oxidativo" das células, provocado pelos radicais livres. [...] Vários estudos demonstraram o papel antioxidante da vitamina C in vitro - isto é, em tubos de ensaio em laboratórios. Já os resultados sobre esse efeito "in vivo" - isto é, em organismos vivos - ainda são pouco reveladores. [...] A vitamina C é essencial à dieta humana, mas muitas questões sem resposta permanecem, concluiu Halliwell"           ("Folha de São Paulo", 03 de maio de 1998).Pode-se vêr, pelo texto acima, que supostos efeitos da vitamina C são questionáveis. No entanto, não há nenhuma dúvida de que ela:a) previne todos os tipos de câncer.b) atua na coordenação motora.c) atua na coagulação do sangue.d) evita a cegueira noturna.e) é essencial à dieta humana.

 107. (Ufrs 98) Considere as afirmativas a seguir, relacionadas ao metabolismo.I - O glicogênio é a forma de armazenamento da glicose.II - As proteínas são degradadas, produzindo amônia, e esta é, posteriormente, transformada em uréia.III - O ácido graxo é o principal produto da metabolização dos lipídos.Quais estão corretas?a) Apenas Ib) Apenas IIc) Apenas I e IId) Apenas II e IIIe) I, II e III

 108. (Unesp 2000) Um determinado medicamento, recentemente lançado no mercado, passou a ser a nova esperança de pessoas obesas, uma vez que impede a absorção de lipídios, facilitando sua eliminação pelo organismo. Como efeito colateral, os usuários deste medicamento poderão apresentar deficiência em vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K.

a) Qual é e onde é produzida a substância que realiza a emulsificação dos lipídios?

b) Quais são os efeitos que a falta das vitaminas A e K pode causar ao homem?

 109. (Ufmg 97) Esta tabela mostra o teor de proteínas, carboidratos e lípides em alguns alimentos, expresso em gramas por 100g de peso seco.


Com base nos dados da tabela, assinale a alternativa que contém a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competição.a) Arroz com farinha de mandioca.b) Arroz com toucinho.c) Carne seca com farinha de mandioca.d) Carne seca com toucinho.

 110. (Unifesp 2002) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preservação das proteínas". A afirmação está correta porque:a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corpórea, constituem uma barreira protetora das proteínas armazenadas nos músculos.b) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metabólicas sintetizarão glicose a partir de proteínas.c) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a ação de outras enzimas que desnaturam proteínas.d) o nitrogênio presente nos aminoácidos das proteínas não pode ser inativado em presença de carboidratos.e) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam proteínas.

 111. (Unesp 2002) Considere um grupo de pessoas com características homogêneas no que se refere à cor de pele. Assinale a alternativa, dentre as apresentadas, que corresponde às pessoas desse grupo que têm maior chance de apresentar deficiência de vitamina D e que estão mais sujeitas a fraturas ósseas.a) Indivíduos que ingerem alimentos ricos em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que freqüentemente tomam sol.b) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que freqüentemente tomam sol.c) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que raramente tomam sol.d) Indivíduos que ingerem alimentos ricos em cálcio, como frutas cítricas e arroz, e que raramente tomam sol.e) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como frutas cítricas e arroz, e que raramente tomam sol.

 112. (Ufv-pases 2000) Com relação às vitaminas, analise as seguintes afirmativas:I - A vitamina A, encontrada por exemplo na gema de ovo, cenoura e leite, previne a cegueira noturna.II - o escorbuto, doença que provoca sangramento das gengivas e lesões na mucosa intestinal, ocorre devido a deficiência de vitamina C.III - A carência de vitamina D interfere na formação da protrombina, dificultando a coagulação sangüínea.Assinale a opção CORRETA:a) Todas as afirmativas estão corretas.b) Apenas a II está correta.c) Apenas I e III estão corretas.d) Apenas II e III estão corretas.e) Apenas I e II estão corretas.

 113. (Pucpr) Analise as afirmações sobre avitaminoses ou doenças de carência, que são formas de estados mórbidos, ou seja, são doenças causadas pela ou carência de uma ou mais vitaminas no organismo:I - O escorbuto é uma doença que se instala pela falta de Vitamina D.II - O raquitismo é uma doença que surge pela falta de Vitamina C.III - A xeroftalmia, que pode levar à cegueira, é conseqüência da falta de Vitamina A.IV - O beribéri é causado pela falta de vitamina do Complexo B.Estão corretas as afirmações:a) Apenas I, II e III.b) I, II, III e IV.c) Apenas I e II.d) Apenas II e III.e) Apenas III e IV.

 114. (Ufrj 2001) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro.

Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.

 115. (G2) Qual das glândulas endócrinas relacionadas a seguir precisa de iodo como matéria prima?a) hipófiseb) adrenaisc) tiróided) ováriose) testículos

 116. (Mackenzie 96) "Durante todo o ano de 1995, o governo deixou de fornecer iodato de potássio aos fabricantes de sal. O iodo é essencial para o ser humano. Problemas, porém, só se manifestam em populações subnutridas, que não incluem em sua alimentação produtos do mar, uma rica fonte natural de iodo."                       (Revista VEJA - 03/04/96)                  Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome da glândula afetada e a doença provocada pela falta desse elemento.a) adeno - hipófise e nanismob) tireóide e bócioc) supra-renal e doença de Cushingd) pâncreas e 'diabetes mellitus'e) neuro-hipófise e 'diabetes insipidus'

 117. (G1) O iodo é um elemento químico abundante em alimentos como os frutos-do-mar. Esse elemento é essencial para a produção dos hormônios da glândula endócrina denominadaa) pâncreas.b) ovário.c) tiróide.d) hipófise.e) timo.

 118. (Uerj 2005) As estatinas, por seu grande êxito na prevenção da doença coronariana, estão entre os medicamentos mais prescritos no mundo. Essas substâncias atuam sobre a enzima que regula a síntese de colesterol pelo fígado, denominada, simplificadamente, de HMG-CoA redutase.
Para testar a eficiência de vários derivados de estatinas, utilizou-se uma preparação de HMG-CoA redutase isolada de tecido hepático. A velocidade de reação dessa preparação enzimática foi medida em função de concentrações crescentes de seu substrato HMG-CoA, na ausência e na presença de uma concentração fixa de três derivados de estatina. Nesses experimentos, o pH, a temperatura, a concentração da enzima e a concentração dos co-fatores necessários foram sempre mantidos constantes. O gráfico a seguir representa os resultados encontrados; a curva 1 foi obtida na ausência de estatinas.



a) Nomeie o tipo de mecanismo de ação das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase hepática e justifique sua resposta.
b) Aponte uma substância sintetizada a partir do colesterol em nosso organismo, não caracterizada como hormônio, e sua respectiva função.

 119. (Ufrj 2005) A anemia falciforme é causada por uma mutação que produz uma alteração na seqüência de aminoácidos da hemoglobina. Essa alteração pode ser detectada pela técnica da eletroforese.

O diagrama a seguir mostra o resultado do fracionamento por eletroforese da hemoglobina extraída de três indivíduos: A, normal, e B e C com anemia falciforme. Cada banda representa uma hemoglobina, alterada ou não.



Explique por que o indivíduo B apresenta os dois tipos de hemoglobina.

 120. (Ueg 2005) A figura a seguir refere-se à hereditariedade:



a) Qual a característica do DNA, enquanto molécula mandatária da informação genética, que permite a transmissão dessa informação do organismo para seus descendentes?
b) A ocorrência de mutações é importante para a evolução da espécie? Justifique sua resposta.

 121. (Unesp 2004) Os biólogos moleculares decifraram o código genético no começo dos anos 60 do século XX. No modelo proposto, códons constituídos por três bases nitrogenadas no RNA, cada base representada por uma letra, codificam os vinte aminoácidos. Considerando as quatro bases nitrogenadas presentes no RNA (A, U, C e G), responda.
a) Por que foram propostos no modelo códons de três letras, ao invés de códons de duas letras?
b) Um dado aminoácido pode ser codificado por mais de um códon? Um único códon pode especificar mais de um aminoácido?

 122. (Ufrn 2005) O teste de paternidade usando o DNA tornou-se muito freqüente hoje. No entanto, as pessoas têm muitas dúvidas a respeito desse tipo de exame. As frases a seguir constam numa lista de "mitos e verdades sobre o teste de DNA" encontrada na internet (http://www.gene.com.br).

I. "O exame de DNA só pode ser feito com sangue."
II. "Sou primo da mãe e estou com medo do resultado ser positivo, mesmo que eu não seja o verdadeiro pai."
III. "Ele já morreu e não deixou nenhum outro parente vivo. Nunca poderei provar que ele era o pai do meu filho."

Justifique por que cada uma das frases constitui um "mito".

 123. (Fuvest 2004) Qual das seguintes situações pode levar o organismo de uma criança a tornar-se imune a um determinado agente patogênico, por muitos anos, até mesmo pelo resto de sua vida?a) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação.b) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamentação.c) Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente.d) Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente.e) Inoculação, no organismo da criança, de soro sangüíneo obtido de um animal imunizado contra o agente.

 124. (Puc-rio 2004) A Gota é um distúrbio fisiológico que causa dor e inchaço nas articulações, por acúmulo de ácido úrico, um resíduo metabólico nitrogenado. Considerando-se a composição química dos diferentes nutrientes, que tipo de alimento um indivíduo com Gota deve evitar?a) O rico em gordura.b) O pobre em gordura.c) O pobre em proteínas.d) O rico em sais de sódio.e) O rico em proteínas.

 125. (Pucrj 2006) O leite talhado é resultado da ação de microrganismos que:
a) alcalinizam o meio, precipitando a lactose do leite.
b) acidificam o meio, precipitando as proteínas do leite.
c) reduzem a lactose do leite, transformando-a em gordura.
d) oxidam as proteínas do leite ao aumentar a concentração de O‚ no meio.
e) acidificam o meio, precipitando a gordura do leite ao torná-la solúvel em água.

 126. (Pucrj 2006) Em relação às enzimas, podemos afirmar que:
a) não podem ser reutilizadas, pois reagem com o substrato, tornando-se parte do produto.
b) são catalisadores eficientes por se associarem de forma inespecífica a qualquer substrato.
c) seu poder catalítico resulta da capacidade de aumentar a energia de ativação das reações.
d) atuam em qualquer temperatura, pois sua ação catalítica independe de sua estrutura espacial.
e) sendo proteínas, por mudança de pH, podem perder seu poder catalítico ao se desnaturarem.

 127. (Pucrs 2004) Responder à questão relacionando as proteínas da coluna 1 com suas respectivas funções, apresentadas na coluna 2.Coluna 11. Queratina2. Insulina3. Miosina4. HemoglobinaColuna 2(     ) Proteína motriz, que gera movimento nas células.(     ) Proteína sinalizadora, que controla os níveis de glicose no sangue.(     ) Proteína transportadora, que transporta oxigênio nas células sangüíneas.(     ) Proteína estrutural, que reforça as células epiteliais.A ordem correta dos parênteses da coluna 2, de cima para baixo, éa) 3 - 2 - 1 - 4b) 1 - 4 - 2 - 3c) 3 - 4 - 2 - 1d) 3 - 2 - 4 - 1e) 1 - 2 - 4 - 3

 128. (Uerj 2004) Num experimento, mediu-se, em condições ideais de temperatura e pH, a variação da velocidade de reação de uma enzima em função de concentrações crescentes de seu substrato. A concentração da enzima foi mantida constante e igual a [E]. Os resultados estão mostrados no gráfico a seguir, no qual, para a concentração de substrato [S], determinou-se a velocidade V.


Considere, agora, a realização de experimento similar, nas mesmas condições de temperatura e pH, utilizando, apenas, a concentração de substrato [S] e diminuindo a concentração da enzima para um valor igual a [E‚].A nova velocidade, V‚, seria igual ao resultado da multiplicação de V por:a) [E‚]/[E]b) [E‚] . [S]/[E]c) [E]/[E‚]d) [E]/[E‚] . [S]

 129. (Ufmg 2004) Observe esta figura:


Os nódulos formados nas raízes das leguminosas resultam da colonização por bactérias fixadoras de nitrogênio.Devido à presença desses nódulos nas raízes, as sementes de leguminosas - como a soja, por exemplo - são boas armazenadoras dea) amido.b) carboidratos.c) lipídios.d) proteínas.

 130. (Ufpe 2005) As enzimas são proteínas altamente especializadas que catalisam as mais diversas reações químicas. Em relação à atividade dessas moléculas é correto afirmar que:

(     ) quando a temperatura e a concentração da enzima são constantes, e aumenta-se gradativamente a concentração do substrato, observa-se um aumento da velocidade da reação até o máximo, independente do pH .
(     ) um aumento da concentração do substrato causa uma diminuição da velocidade da reação, pois o substrato passa a inibir a ação da enzima.
(     ) o aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em conseqüência de sua desnaturação.
(     ) a velocidade de uma determinada reação enzimática está associada ao pH, sendo que cada enzima tem um pH ótimo de atuação.
(     ) a atividade de uma determinada enzima é inibida irreversivelmente por um mecanismo chamado de inibição competitiva, na qual o inibidor tem a forma semelhante ao substrato.

 131. (Ufrs 2004) A encefalopatia espongiforme bovina, mais conhecida como doença da vaca louca, faz parte de um grupo de doenças que têm como agente causadora) um lipídio.b) uma proteína.c) um RNA viral.d) um DNA bacteriano.e) um glicídio.

 132. (Ufsc 2006) Proteínas são moléculas essenciais à vida, atuando como enzimas, hormônios, anticorpos, antibióticos e agentes anti-tumorais, além de estar presentes nos cabelos, na lã, na seda, em unhas, carapaças, chifres e penas dos seres vivos.

Em relação às proteínas é CORRETO afirmar que:
(01) são biopolímeros constituídos de aminoácidos, os quais são unidos entre si por meio de ligações peptídicas.
(02) a produção  destas  moléculas  se  dá sem gasto de energia pelos organismos, já que os aminoácidos provêm da alimentação.
(04) todas as proteínas possuem peso molecular idêntico, característica especial dessas moléculas.
(08) a insulina, que foi o primeiro hormônio a ter sua seqüência de aminoácidos conhecida, é produzida por células especializadas do pâncreas.
(16) apesar da diversidade na constituição e estruturação de seus aminoácidos, essas moléculas apresentam, no seu conjunto, a mesma velocidade de degradação no meio ambiente.
(32) a grande variabilidade biológica dessas moléculas permite sua utilização para fins de identificação pessoal, da mesma forma e com a mesma precisão que os exames de DNA.

 133. (Unifesp 2005) No tubo 1 existe uma solução contendo células de fígado de boi. Em 2, há uma solução de células extraídas de folhas de bananeira.


Você deseja eliminar completamente todos os constituintes dos envoltórios celulares presentes em ambos os tubos. Para isso, dispõe de três enzimas digestivas diferentes:C: digere carboidratos em geral.L: digere lipídios.P: digere proteínas.Para atingir seu objetivo gastando o menor número possível de enzimas, você deve adicionar a 1 e 2, respectivamente:a) 1 = C; 2 = P.b) 1 = L; 2 = C.c) 1 = C e P; 2 = C e L.d) 1 = C e P; 2 = C, L e P.e) 1 = L e P; 2 = C, L e P.

 134. (Puc-mg 2006) A figura mostra cinco tipos de moléculas de grande importância para uma célula animal.



Analise o esquema, reflita sobre esse assunto e assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Uma das moléculas apresentadas pode fornecer informações para a produção de uma outra representada.
b) Uma das moléculas representadas no desenho não é normalmente encontrada no citoplasma celular.
c) Apenas duas das moléculas indicadas na figura podem ser quebradas e fornecer energia para as células.
d) Uma das moléculas representadas pode favorecer a captação do carboidrato indicado no esquema.

 135. (Enem 2005) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.



Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA
a) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
b) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais pois possui clorofila.
c) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e) de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

 136. (Fatec 2006) O metabolismo celular depende de uma série de reações químicas controladas por enzimas, isto é, proteínas que atuam como catalisadores e que podem sofrer mutações genéticas sendo modificadas ou eliminadas.
Assinale a alternativa correta, levando em conta os ácidos nucléicos, a ocorrência de mutações e as conseqüentes mudanças do ciclo de vida da célula.
a) O DNA é constituído por códons, que determinam a seqüência de bases do RNA mensageiro, necessária à formação dos anticódons, responsáveis pela produção das proteínas.
b) No caso de uma mutação acarretar a transformação de um códon em outro relacionado ao mesmo aminoácido, não haverá alteração na molécula protéica formada, nem no metabolismo celular.
c) A mutação altera a seqüência de aminoácidos do DNA, acarretando alterações na seqüência de bases do RNA mensageiro e, conseqüentemente, na produção das proteínas.
d) As mutações atuam diretamente sobre as proteínas, provocando a desnaturação dessas moléculas e, conseqüentemente, a inativação delas.
e) Quando algumas proteínas são alteradas por mutações, suas funções no metabolismo celular passam a ser realizadas pelos aminoácidos.

 137. (Puccamp 2005)

A célula muscular cardíaca e a esquelética têm a mesma origem porém são diferentes, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Ao longo do processo de diferenciação das células do mesmo organismo ocorre
a) duplicação de alguns genes.
b) perda dos genes não expressos.
c) expressão diferencial dos genes.
d) indução de mutações específicas.
e) recombinação entre genes ativados.

 138. (Pucpr 2005) Os ácidos nucléicos são moléculas formadas pelo encadeamento de um grande número de unidades chamadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um radical fosfato.Em relação às substâncias químicas que formam os nucleotídeos, considere as assertivas:I. Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U).II. A adenina e a guanina são bases pirimídicas por possuírem em comum um anel da substância conhecida como pirimidina.III. O açúcar presente nos ácidos nucléicos pode ser a ribose ou desoxirribose.IV. O RNA aparece associado à proteína nos cromossomos, possuindo filamento de nucleotídeos duplo.Assinale a alternativa correta:a) Apenas I está correta.b) Apenas II e IV estão corretas.c) Apenas I e III estão corretas.d) Todas estão corretas.e) Todas estão INCORRETAS.

 139. (Uel 2005) A teoria "Um Gene uma Enzima" propunha que cada gene era responsável pela síntese de uma enzima, que expressava uma determinada característica biológica. Hoje, sabe-se que a partir de um gene é produzida uma cadeia polipeptídica. Assinale a alternativa cuja seqüência de eventos resulta na produção de cadeias polipeptídicas.
a) Descondensação dos cromossomos, tradução do RNAm e transcrição da cadeia polipeptídica no citoplasma.
b) Leitura da seqüência de DNA no citoplasma, transcrição no núcleo, tradução no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
c) Leitura da seqüência de DNA específica, transcrição no citoplasma, tradução do RNAm imaturo no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
d) Leitura da seqüência de DNA específica, transcrição do DNA no citoplasma, processamento do RNAm no núcleo, síntese polipeptídica no núcleo e maturação da proteína no citoplasma.
e) Leitura da seqüência de DNA específica, produção de RNAm heterogêneo no núcleo, saída do RNAm do núcleo e síntese da cadeia polipeptídica no citoplasma.

 140. (Uerj 2004) É como se em cada quarto de um imenso prédio existisse uma estante contendo os planos do arquiteto para todo o prédio. (...) No homem, os planos do arquiteto montam 46 volumes.Nessa analogia, proposta por Richard Dawkins no livro "O gene egoísta", cada página de cada volume contém um texto formado por uma seqüência de:a) fenótiposb) aminoácidosc) cromossomosd) bases nitrogenadas

 141. (Ufpe 2006) Analise as proposições abaixo, que correlacionam certos fitormônios a diferentes fases do desenvolvimento de um vegetal, como ilustrado na figura.


(     ) A floração (1) é estimulada por giberelinas, como o ácido giberélico.
(     ) A planta libera o etileno, que atua, principalmente, no crescimento de frutos (2) e (3) e na indução de partenocarpia.
(     ) O ácido abscísico é importante na determinação da dormência de sementes (4) e de gemas.
(     ) As giberelinas têm, como função, entre outras, a quebra da dormência de sementes (5) e de gemas.
(     ) As sementes em desenvolvimento (6) produzem auxinas, fitormônios que promovem o crescimento e a distensão celular.

 142. (Ufrn 2005) Devido à maior proximidade da linha do Equador, o Nordeste do Brasil recebe uma elevada incidência de radiação ultravioleta (UV), o que torna a população dessa região mais propensa ao câncer de pele. Essa doença ocorre porque as células do tecido epitelial multiplicam-se com muita freqüência, ficando mais vulneráveis à ação dos raios UV existentes na luz solar. Essa maior vulnerabilidade decorre da
a) replicação acentuada do DNA, tornando-o mais susceptível às mutações.
b) inserção de nucleotídeos no genoma, retardando a duplicação do DNA.
c) inversão de bases no DNA, prejudicando a transcrição para RNA.
d) substituição de nucleotídeos no RNA, impedindo a formação de radicais livres.

 143. (Ufsc 2004) Neste ano de 2003, são comemorados os 50 anos da "descoberta" da estrutura tridimensional do DNA.

Com relação às características dessa molécula, ao papel que ela desempenha nos seres vivos e aos processos em que se encontra envolvida é CORRETO afirmar que:

(01) É formada por duas fileiras de nucleotídeos torcidas juntas em forma de hélice.
(02) Em sua composição é possível encontrar quatro bases nitrogenadas diferentes: a adenina, a citosina, o aminoácido e a proteína.
(04) Ela tem a capacidade de se autoduplicar.
(08) Nela está contida a informação genética necessária para a formação de um organismo.
(16) A mensagem nela contida pode ser transcrita para uma outra molécula denominada RNA.
(32) Nos organismos procariontes, ela fica estocada dentro do núcleo das células.
(64) Em alguns organismos primitivos, ela apresenta apenas uma fileira de nucleotídeos.

 144. (Ufv 2004) Este ano comemorou-se 50 anos da publicação do trabalho de Francis Crick e James Watson, que estabeleceu o modelo da estrutura da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA:a) Uma cadeia simples de DNA é constituída de nucleotídeos, compostos por uma desoxirribose ligada a um fosfato e a um aminoácido.b) A polimerização de uma fita simples de DNA é dita semiconservativa, pois independe da existência de uma fita molde.c) Os nucleotídeos são polimerizados por meio de ligações fosfodiéster entre o fosfato e a base nitrogenada.d) Duas cadeias simples de DNA formam uma dupla-hélice, por meio da formação de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.e) As duas cadeias de uma dupla-hélice possuem a mesma orientação, e suas seqüências de bases são complementares.

 145. (Unesp 2004) Erros podem ocorrer, embora em baixa freqüência, durante os processos de replicação, transcrição e tradução do DNA. Entretanto, as conseqüências desses erros podem ser mais graves, por serem herdáveis, quando ocorrema) na transcrição, apenas.b) na replicação, apenas.c) na replicação e na transcrição, apenas.d) na transcrição e na tradução, apenas.e) em qualquer um dos três processos.

 146. (Unifesp 2004) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a "decifração do código genético humano". A informação, da maneira como foi veiculada, estáa) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.b) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de genes dos cromossomos humanos.c) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.e) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.

 147. (Unirio 2004) Censores do Genoma / RNA de Interferência (RNAi)
"Quase todas as células animais e vegetais apresentam um mecanismo interno que utiliza formas distintas do RNA, a molécula mensageira genética, para naturalmente silenciar determinados genes. Esse mecanismo se desenvolveu tanto para proteger as células de genes hostis como para regular a atividade de genes normais durante o crescimento e desenvolvimento. Novos medicamentos poderão ser desenvolvidos para explorar o mecanismo do RNAi na prevenção e no tratamento de doenças."
("Scientific American-Brasil", 2003)

Uma das formas distintas de RNA citada no texto, que participa do silenciamento dos genes é um tipo de RNA de filamento duplo, cujo emparelhamento das bases obedece ao critério padrão (base púrica Ì base pirimídica). Neste tipo de molécula, a relação entre suas bases nitrogenadas é:a) (U + C) / (G + A) = 1b) (U + A) / (C + G) = 1c) (T + C) / (A + G) > 1d) (T + C) / (A + G) = 1e) (U + C) / (A + G) · 1

 148. (Puc-rio 2005) A composição dos seres vivos contém nitrogênio que é essencial para a formação de:
a) Açúcares de reserva.
b) Glicogênio.
c) Ácidos nucléicos.
d) Lipídios de reserva.
e) Água.

 149. (Unifesp 2006) O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (U.V.) por uma proteína e por um ácido nucléico.


Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é
a) 2.400 Angstrons.
b) 2.500 Angstrons.
c) 2.600 Angstrons.
d) 2.700 Angstrons.
e) 2.800 Angstrons.

 150. (Pucsp 2005) A tira de quadrinhos a seguir faz referência à manipulação de genes em laboratório.



Se esse tipo de experimento realmente fosse concretizado, poder-se-ia afirmar que
a) o elefante e o vaga-lume são organismos transgênicos.
b) apenas o vaga-lume é um organismo transgênico.
c) uma seqüência de RNA do vagalume foi transferida para células do elefante.
d) o gene do vaga-lume controlou a produção de RNA e de proteína no interior das células do elefante.
e) uma seqüência de DNA do elefante sofreu mutação devido à introdução do gene do vaga-lume em células daquele mamífero.




GABARITO

1. [E]

2. [B]

3. V V V F F

4. [E]

5. 04 + 16 + 32 = 52

6. 02 + 04 + 16 = 22

7. 08 + 04 = 12

8. [B]

9. V F V F

10. [C]

11. [E]

12. [C]

13. 01 + 08 + 16 + 32 = 57

14. F V F F F V

15. Água

16. [A]

17. [A]

18. [C]

19. [B]

20. 01 + 04 + 16 + 64 = 85

21. 79

22. 02+08+32=42

23. [D]

24. [B]

25. [C]

26. [C]

27. [C]

28. [C]

29. 01 + 02 + 04 + 08 = 15

30. Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio.

31. [C]

32. [A]

33. [A]

34. a) Polissacarídeo de reserva animal: Glicogênio
    Polissacarídeo de reserva vegetal: Amido

b) Glicogênio é armazenado nos músculos esqueléticos e no fígado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa), nos sementes (milho).

35. a) Animais: glicogênio
    Vegetais: amido

b) Nucleotídeos.

c) Glicerídeos.

d) Estrutura terciária
    Grupo prostético

36. [C]

37. a) Respiração celular anaeróbia ou fermentação.

b) Produção de energia química (ATP) à partir de compostos orgânicos.

c) Fibras musculares esqueléticas submetidas à esforços podem entrar em débito de oxigênio. Nesta situação a produção energética ocorre anaeróbicamente através da fermentação láctica. O ácido láctico, subproduto deste processo, é tóxico para os músculos e causa a fadiga muscular.

38. [A]

39. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, estimula a glicogenogênese e glicólise.

40. [B]

41. [B]

42. 31

43. [B]

44. a) Q - água
     P - carboidratos
     Z - fibras.

b) Durante a germinação ocorre utilização de água e ativação enzimática. Carboidratos e lipídios fornecem energia para a multiplicação e as proteínas fornecem nitrogênio para formação dos ácidos nucléicos.

45. a) Na fementação o consumo de glicose é maior.
b) O rendimento energético da fementação é menor do que a produção energética obtida na respiração aeróbica.

46. [D]

47. 01 + 02 + 04 + 16 = 23

48. [C]

49. a) Cenoura, tomate, mamão e outros vegetais são ricos em carotenóides. A vitamina "A" é essencial para a síntese dos pigmentos visuais.

b) Controle hormonal. Testosterona, estrógenos e progesterona são exemplos.

c) Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutâneo.
    Vegetais: sementes.

50. a) As duas principais funções do colesterol são: participar da composição estrutural das membranas dos animais e ser precursor de hormônios sexuais (estrógenos, andrógenos e progesterona).

b) O colesterol sangüíneo tem origem endógena ou exógena (proveniente da dieta).

51. [B]    52. [E]          53. [A]       54. [A]           55. [D]      56. [C]     57. [A]     58. [D]    59. [A]     60. [A]

61. [E]      62. [E]

63. Avitaminose B ë Beribéri
Avitaminose B‚ ë Anemia perniciosa
Avitaminose K ë Dificuldade de coagulação sangüínea e hemorragias.

64. [B]   65. [A]        66. [E]

67. a) O subgrupo 3 possui a maior capacidade de síntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B a partir de simples aminoácidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina.

b) O subgrupo 1 é o de menor capacidade de síntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. Não consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina.

68. [B]       69. V V F F    70. [E]     71. [B]    72. F V F F V    73. [E]

74. [A]

75. [D]

76. Leite,  sopas, refrigerantes, frutas, etc...

77. [B]         78. [C]        79. [A      80. [D]     81. [E]       82. [D]

83. a) Proposta IV. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina - pigmento vermelho presente nas hemácias - que realiza o transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos do corpo.

b) O cálcio presente no leite e seus derivados é fundamental para os processos de calcificação óssea, mineralização dos dentes e coagulação sangüínea.

84. [D]

85. [A]

86. [C]

87. [C]

88. [B]

89. [A]

90. [B]

91. Gema de ovo, ova de peixe, cenoura, tomate, beterraba, etc

92. Vitamina C (ácido ascórbico).

93. Auxilia a absorção de cálcio no intestino.

94. [D]

95. [C]

96. [A]

97. [D]

98. [A]

99. a) Vitamina C (ácido ascórbico)
b) Escorbuto
c) Sangramento gengival, queda dos dentes, problemas gastrointestinais.

100. [C]

101. [C]

102. [D]

103. [B]

104. [B]

105. a) São ricos em vitamina A: cenoura, pêssego, abóbora, etc. A vitamina C pode ser encontrada no limão, na laranja, acerola, entre outras frutas cítricas.

b) A ingestão regular das vitaminas B e K podem evitar, respectivamente, o beribéri e hemorragias.

106. [E]

107. [E]

108. a) A emulsificação das gorduras é realizada pela bile produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

b) A carência de vitamina A causa cegueira noturna e xeroftamia. A falta de vitamina K causa dificuldade de coagulação sangüínea.

109. [A]

110. [B]

111. [E]

112. [E]

113. [E]

114. A mulher grávida possui uma demanda maior de oxigênio devido à presença do feto. Uma dieta rica em ferro aumenta a disponibilidade do complexo ferro-hemoglobina e portanto, permite o transporte de mais oxigênio, o que reduz a sensação de "falta de ar".

115. [C]

116. [B]

117. [C]

118. a) Inibição competitiva.
Na inibição enzimática do tipo competitivo, o inibidor, mantido em concentração constante, exerce seu efeito com maior intensidade em concentrações baixas de substrato. Com o aumento da concentração do substrato, devido ao efeito competitivo, a inibição tende a diminuir. Dessa forma, em excesso de substrato, a velocidade máxima de reação é a mesma na ausência ou na presença do inibidor.

b) Uma dentre as substâncias e respectiva função:
- sais biliares - emulsificação de gorduras durante a digestão.
- vitamina D (Dƒ) - metabolismo do cálcio e desenvolvimento do tecido ósseo.

119. Porque o indivíduo B é um heterozigoto, portador do alelo para anemia falciforme e do alelo normal, e por isso produz as duas formas de hemoglobina.

120. a) A duplicação e replicação semi-conservativa das moléculas de DNA.

b) Sim, pois junto com a recombinação gênica, as mutações aumentam a variabilidade genética.

121. a) Pois códons de duas letras codificam poucos aminoácidos
b) Pela existência do código degenerado, poderá mais de um códon determinar um único aminoácido, porém o códon sempre especifica um único tipo de aminoácido.

122. I. O teste de paternidade é viabilizado através da obtenção de DNA não somente de células sanguíneas, mas de qualquer tecido que contenha DNA.
II. O filho apresenta 50% do seu material genético proveniente da mãe e 50% do pai. A semelhança genética do primo em questão seria menor que 50%.
III. O material genético pode ser colhido de cadáveres a partir de restos mortais, tais como ossos ou fios de cabelo.

123. [C]

124. [E]

125. [B]

126. [E]

127. [D]

128. [A]

129. [D]

130. F F V V F

131. [B]

132. 01 + 08 = 09

133. [E]

134. [C]

135. [A]

136. [B]

137. [C]

138. [C]

139. [E]

140. [D]

141. V - F - V - V - V

142. [A]

143. 01+04+08+16=29

144. [D]

145. [B]

146. [C]

147. [A]

148. [C]

149. [C]

150. [D]